Pesquisar
Close this search box.

Abril Verde no Villanueva

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Abril Verde no Villanueva
Os alunos do curso técnico de segurança do trabalho do Colégio Estadual Francisco Villanueva promoveram um evento sobre o movimento Abril Verde, na terça (19) e quarta-feira (20). Melyne Berbel, coordenadora do curso, conta que o objetivo do evento é divulgar a prevenção de acidentes no trabalho.

Segundo Melyne, os alunos pesquisaram temas relacionados à segurança no trabalho, como índices de acidentes no trabalho, doenças ocupacionais, síndromes desenvolvidas no trabalho e fizeram palestras na terça-feira.
Na quarta-feira, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho palestraram sobre o tema. As atividades foram no período noturno, com cerca de 55 alunos do curso, divididos em três turmas. 

A coordenadora ressalta a importância do Abril Verde para a prevenção de acidentes no trabalho. “O objetivo é fazer movimentos chamando a sociedade para prestar atenção nessa questão, nos índices altos de acidente do trabalho. A falta de conscientização do uso de equipamentos de proteção individual é muito grande”.

Abril Verde – O movimento Abril Verde nasceu com o propósito de homenagear 78 trabalhadores mortos em uma explosão em uma mina nos Estados Unidos, no dia 28 de abril de 1969. Segundo Melyne, o movimento começou no Paraná e se tornou nacional. “O dia 28 foi dedicado às vítimas de acidente no trabalho”, explica. O mês de abril foi dedicado à prevenção desse tipo de acidente. 

Dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), de 2013, apontam que três pessoas morrem por minuto no mundo, vítimas de acidentes no trabalho, e 5 mil trabalhadores morrem por dia. No Brasil, são 4 mil mortes por ano causadas por acidentes e 2 milhões causadas como consequência de doenças relacionadas ao trabalho.

Curso 
O curso técnico de segurança do trabalho é realizado há seis anos no Villanueva. Em agosto será aberta uma nova turma. Os interessados (com o 2º grau completo) podem se inscrever na secretaria da escola. O curso tem duração de 1 ano e meio, sempre no período noturno.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: