Pesquisar
Close this search box.

Vacinação atinge mais de 50% de público-alvo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Vacinação atinge mais de...

As Unidades Básicas de Saúde de Rolândia vacinaram 8.500 pessoas contra a gripe até o sábado, 30 de abril. Esse foi o Dia D da campanha nacional de vacinação, que começou na segunda-feira (25). “A procura foi tanta que precisamos aguardar a nova remessa de vacina da gripe que estará chegando. Agradeço à comunidade”, relata Marcelo Marques Ferreira, gerente da Vigilância Epidemiológica de Rolândia. Ferreira explica que a próxima remessa de vacinas deve ser recebida na terça-feira (03).

As vacinas estão sendo repassadas aos municípios gradativamente, por remessa, até totalizar a meta da população alvo. Os profissionais dos municípios da 17ª Regional de Saúde têm se empenhado para que não ocorram perdas evitáveis e as vacinas sejam utilizadas com segurança e qualidade. Segundo Ferreira, a meta é que sejam vacinadas 16.757 pessoas do grupo prioritário no município. Os números de pessoas vacinadas até agora ultrapassa os 50% da meta em Rolândia, um dos maiores índices alcançados pelas cidades da região.

Com o slogan “Vacine-se contra a gripe e viva com mais saúde”, a campanha de 2016 totaliza 49,8 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A meta é vacinar 80% dessa população. A orientação é para que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também recebam a dose.

Números
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde já foram vacinados, até o sábado (30): 1642 crianças de 6 meses a menores de 5 anos; 384 gestantes; 51 mulheres no pós-parto (até 45 dias); 3903 idosos com 60 anos ou mais; 2166 portadores de doenças crônicas e 497 profissionais de saúde. Pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas também receberão a vacina.

A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno e é feita via injeção. O paciente com suspeita de gripe A passa por uma avaliação criteriosa do médico, que prescreve a medicação correta. Em alguns casos, o paciente pode ser internado para ficar sob observação.

Para receber a vacina, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, levando a carteira de vacinação. As unidades de Rolândia ficam abertas das 7h às 17h. A campanha termina no dia 20 de maio.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: