Pesquisar
Close this search box.

Rolândia intensificou o combate à dengue e ao Aedes aegypti

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia intensificou o combate...
O diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, Rafael Dias, esteve na sessão da Câmara dos Vereadores na segunda-feira (18), a convite do vereador Rodrigo do Locatelli (PP), para falar sobre a situação do município em relação ao combate à dengue.

De acordo com os dados da Vigilância Ambiental apresentados por Dias, a região central e Vila Oliveira apresentam mais casos de dengue. Rolândia tem, de janeiro até agora, 752 notificações de suspeitas e 67 casos confirmados de dengue. São 19 notificações de Zika vírus – 1 caso positivo, importado e 18 aguardando o resultado – e 04 notificações de chikungunya – há 1 caso positivo, importado e 3 aguardando o resultado. 

O Lira (Levantamento de Índice Rápido) de abril apontou 0,7% de infestação do Aedes aegypti no município – o que significa baixo risco, já que o Ministério da Saúde preconiza que o índice esteja abaixo de 1%. Segundo o diretor da Vigilância, apesar dos números, Rolândia está numa situação confortável em relação aos outros municípios. Desde o início do ano, foram registrados 34 óbitos por dengue em todo o Paraná – 1 caso na região de Maringá.

Vistorias
A realocação dos agentes de endemias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), feita no mês passado, fez com que o número de vistorias em imóveis aumentasse 11,5%. Segundo informações da Secretaria, de 5822 imóveis vistoriados, os agentes passaram a visitar 6585 residências no mesmo tempo. Em março, foram 17859 vistorias. 

O diretor da vigilância destaca que os agentes de endemias realizam constantemente trabalhos voltados à parte educacional da população e educação sanitária para evitar a proliferação do mosquito nas escolas e casas do município. 
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: