Pesquisar
Close this search box.

Vereador explica possíveis verbas para o hospital

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Vereador explica possíveis verbas...

O vereador Odir Polaco (DEM) usou a Tribuna Livre da Câmara de Rolândia, durante a sessão de segunda-feira (02), para abordar o assunto de repasse de verbas para o hospital São Rafael. Polaco criticou a precipitação em anunciar verbas e emendas, que ainda estão por vir. “O anúncio de liberação de verbas agita o clima entre os funcionários do hospital, que estão sem receber o 13º, entre outros benefícios”, ressaltou o parlamentar.

Polaco também afirmou que credores e doadores de recursos para o São Rafael também são afetados por esse tipo de declaração. O vereador tratou de explicar direito a questão de um possível repasse a três hospitais que estão sob intervenção municipal: em Rolândia, Cambé e Ibiporã.

Por estarem sob a administração dos municípios, esses hospitais poderia receber recursos do Estado de 50% do subsídio feito pelo SUS. “Para Rolândia seria cerca de 200 mil reais por mês. Mas isso precisa ser aprovado em segunda votação pela Assembleia Legislativa, que acontece nesta semana”, ressaltou Polaco. O projeto de lei está sob responsabilidade do deputado Tiago Amaral (PSB). Amaral foi quem “descobriu” a brecha na lei para tornar possível esse repasse.

Depois de aprovado e de sancionado pelo governador, o hospital São Rafael precisa fazer uma plano de aplicabilidade desse recurso e enviar para a Secretária de Estado da Saúde (Sesa). “Se a Sesa aprovar, então o repasse começaria a chegar”, afirmou Polaco. O contrato seria de 24 meses, que poderia ser prorrogado, o que resultaria em um montante de cerca de 4,8 milhões, que seriam aplicados conforme o plano aprovado.

Odir Polaco apenas alertou que esse repasse duraria enquanto o hospital estivesse sob a intervenção administrativa da prefeitura. “Assim que for encerrada a intervenção, automaticamente se encerra o contrato”, esclareceu o parlamentar. A atual intervenção começou no ano passado, sob a administração do prefeito interino José de Paula (PSD), foi renovada em março pelo prefeito Luiz Francisconi (PSDB) e se encerra em setembro, podendo ser renovada.
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: