Pesquisar
Close this search box.

Gesta Rolândia: Benefícios do Parto Normal para o bebê

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Gesta Rolândia: Benefícios do...
O parto normal é importante para ajudar a completar a maturidade do bebê: ao passar pelo canal de parto, o bebê tem seu tórax comprimido, o que ajuda a expelir a água porventura depositada em seus pulmões, facilitando a sua respiração e diminuindo o risco de problemas respiratórios. Os bebês nascidos por meio da cesariana marcada antes de a gestante entrar em trabalho de parto tem 120 vezes mais chances de ter problemas respiratórios, uma vez que a maturidade pulmonar não foi atingida, o bebê nascido por cesariana é forçado a assumir o controle respiratório antes de estar preparado, pois o pulmão é o último órgão a amadurecer e quando pronto libera um hormônio na corrente sanguínea da mãe, desencadeando o início do processo de trabalho de parto.

Além disso, toda mulher contém bactérias benéficas para o bebê em sua flora vaginal. Ao chegar ao mundo por cesariana, os recém-nascidos não têm contato com esses microrganismos e podem ter o sistema imunológico menos preparado para evitar doenças e alergias. Essa defesa contra possíveis doenças é reforçada com o leite materno.

Em parto natural, a mulher pode segurar o bebê no colo (contato pele a pele) e amamentá-lo logo após o nascimento. O contato pele a pele e a amamentação na primeira hora de vida são importantíssimos, não só para a saúde física de ambos, mas para o fortalecimento dos laços afetivos entre a mãe e seu bebê. Além disso, mesmo no caso de uma cesariana necessária, a equipe assistente tem condições de auxiliar o primeiro contato da mãe com o bebê para que a amamentação aconteça nos primeiros momentos após o nascimento. 

Curta e nos acompanhe em nossa Fanpage Gesta Rolândia
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: