Pesquisar
Close this search box.

Instituto Lar Samuel: Bazar Oficina no mesmo espaço

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Instituto Lar Samuel: Bazar...
    O Instituto Lar Samuel, de Rolândia, iniciou há dois anos uma construção para ampliar o espaço em que atualmente funciona o seu bazar. Segundo o presidente do Instituto, Ivo Veiga, a ideia é que o local funcione não só como um espaço para a venda dos produtos do bazar, mas também como um local para atender como uma oficina de corte e costura. 

    “Esta obra foi construída por meio de doações, por isso perdurou por dois anos. A intenção é mostrar que o espaço do bazar é muito mais que um local de venda, é a principal fonte de renda do instituto e algo muito especial para todos”, explicou Ivo. A expectativa é que a obra seja totalmente finalizada neste mês de abril.

    Bazar – No bazar do Instituto Lar Samuel são vendidos diversos produtos novos e seminovos como roupas, calçados, acessórios e até mesmo móveis. Os valores são bem acessíveis e é possível encontrar peças com o valor mínimo de R$ 2. O bazar funciona de segunda a sexta-feira, das 13:00 às 16:00, e aos sábados, das 09:00 às 13:00. 

    Atualmente a renda principal do Instituto vem por meio desse bazar. “Com a pandemia, algumas semanas são mais difíceis de se vender algo, já chegamos a vender apenas 100 reais em uma semana. Em meses que temos boas vendas, conseguimos arrecadar aproximadamente 4 mil reais. Toda renda é revertida nas oficinas, despesas gerais e em algumas ações sociais”, explicou Ivo.

    Oficinas e ações – Além do Bazar, o instituto também promove atividades por meio de oficinas de aulas de dança, futebol, karatê, corte e costura e muito mais. São 20 oficinas feitas por voluntários no local. “Neste momento da pandemia, as oficinas foram paralisadas, pois ainda não temos uma autorização para continuar com elas. Mas, assim que for possível, iremos retomar cada uma delas”, pontuou o presidente.

    O Instituto Lar Samuel também faz ações em datas especiais como a Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Nesta semana, cerca de 200 crianças estão recebendo “kits de Páscoa” que foram montadas por meio de doações de empresas. “A Cacau Show fez a doação de 60 ovos de páscoa, outros 70 ovos foram doados por empresários e a Itamaraty também nos doou algumas bolachas. Com isso, montamos esses kits para destinar às crianças cadastradas no Lar”, contou.

    Doações – Quem tiver interesse pode fazer a doação de qualquer item que tenha em casa, que estejam em bom estado de uso e que podem ser úteis para o bazar. “Nós também buscamos a doação na casa da pessoa se precisar”, afirmou o presidente. Para ajuda financeira, o instituto também dispões de boletos em que os voluntários podem destinar um determinado valor para auxiliar a instituição. As despesas mensais do local são energia, água, telefone, despesas com o bazar… 

    O Instituto Lar Samuel fica na Av. das Palmeiras, 311, ao lado do Colégio Pe José Herions. 
Para mais informações, ligue ou entre em contato pelo WhatsApp do Lar Samuel por meio do (43) 9.9666-8065.
    Parceria forte do Sicoob

    Para auxiliar nas iniciativas de responsabilidade social, o Instituto Lar Samuel conta com uma grande parceria com o Sicoob. A união com o Lar já vem de muitos anos e neste ano vai continuar com apoio total da instituição financeira. Antes, o Sicoob prestava um auxilio mensal à instituição, mas, após algumas mudanças, a Cooperativa vai ajudar em projetos pontuais do Instituto, e dois dele já foram informados pelo presidente. 
    “Tivemos dois projetos aprovados pelo Sicoob para receber apoio, um deles é a criação de uma biblioteca e a criação de uma horta comunitária no instituto. Vamos receber um auxílio de aproximadamente 60% do valor das obras e foi uma surpresa muito grande para nós e ficamos muito felizes com isso”, explicou Ivo Veiga.
    A horta e a biblioteca são projetos muito importantes para o Lar Samuel. “A horta tem como foco ensinar algo novo para as crianças no campo profissional. Quanto à biblioteca, pensamos em montar um bom espaço para abrigar um número de obras que consigam atender adequadamente à necessidade da comunidade”, ressaltou Ivo. O presidente afirmou que a ajuda veio como um presente para todos do Instituto, que tanto precisam de apoio para a execução das ações desenvolvidas. 
    Antes deste apoio, o Sicoob já colaborou muito com o Lar Samuel em vários momentos. Em 2018, a cooperativa auxiliou no patrocínio de uma série de cursos e atividades como curso de design de sobrancelhas, curso de manicure/pedicure, curso de cabeleireiro, oficinas de artesanato para idosos, oficinas de capoeira e uma escolinha de futebol para crianças.
    Já em 2019, a entidade, em parceria com o artista plástico Edson Massuci, ofereceu à comunidade local uma oportunidade de capacitação e desenvolvimento de técnicas artísticas e formas de expressão. Na época, o curso teve duração de quatro meses e ensinou aos alunos com idade entre 11 e 55 anos a técnica papier-collé, que utiliza papel, cola e tecido para a elaboração de esculturas. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: