Pesquisar
Close this search box.

Alep: Circuito Cicloturístico Pé Vermelho recebe Ok da CCJ

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Alep: Circuito Cicloturístico Pé...
    A semana passada começou com uma ótima notícia para quem está ansioso pelo início o do Circuito Cicloturístico Pé Vermelho. A Circuito Cicloturístico Pé Vermelho (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, na reunião da terça-feira (11), o parecer favorável do deputado Nelson Justus (DEM) ao projeto de lei 549/2020, que cria o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho. 

    Pela proposta, a rota será integrada por trechos e trilhas que englobam as cidades de Jataizinho, Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Tamarana e Marilândia do Sul. O projeto é de autoria dos deputados Cobra Repórter (PSD), Goura (PDT), Tiago Amaral (PSB) e Tercílio Turini (CDN) e agora segue para a tramitação na Assembleia Legislativa.

    Segundo os autores do projeto, o objetivo é fomentar ainda mais o turismo na região. “Queremos, além do bem-estar físico e mental das pessoas, atrair desenvolvimento regional, geração de renda, trabalho e novas perspectivas para a economia do Norte do Paraná, por intermédio do cicloturismo em uma das mais belas rotas já traçadas, um circuito com trechos e trilhas digno do povo Pé Vermelho”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter, vice-líder do Governo na Assembleia.

    O deputado explica ainda que o “Circuito Cicloturístico Pé Vermelho” nasceu de desbravadoras ciclistas, dentre elas a atleta Patrícia Oliveira, idealizadora do projeto que visa ressaltar as paisagens de grande riqueza natural. Esse circuito informaljá é bastante frequentado por diversos ciclistas de diferentes grupos de Rolândia e de toda a região, como o Clube Rolandense de Ciclismo, Força no Pedal, Aposentados do Pedal, Grupo Caviúna Bike, além de integrantes do Conselho Municipal de Turismo de Rolândia.

    Planejamento
    Segundo informado por Marcos Delongui, coordenador local do circuito Pé Vermelho o formato do pedal consiste em rota demarcada e acessível via internet (guia completo será disponibilizado ao ciclista), contemplando as belezas naturais, monumentos de fé e desafios de superação de limites, tendo aproximadamente 245 km, com saída e chegada ao Município de Londrina.

    “O trajeto ainda está indefinido por questões de logísticas e de análises de estradas”, ressaltou Marcos Delongui. Ainda assim, no roteiro estão Londrina e seus distritos de Paiquerê, Lerroville, Guaravera e São Luiz, Arapongas, Rolândia e seus distritos de São Martinho, Nossa Senhora Aparecida (Bartira), passando pela Estrada de São Rafael, Cambé, Distrito de Warta, Ibiporã, Jataizinho e Tamarana.

    Próximos passos
    O projeto de lei que cria o Circuito Cicloturístico Pé Vermelho vai para a votação na Assembleia e precisa ser aprovado em duas votações. Se aprovado, vai para a sanção do governador Ratinho Junior. O ciclista ainda pontuou que todo o processo inda está em fase de implantação das leis que institui o circuito de forma oficial nos municípios. “Estamos na fase de pesquisa de preço com relação a compra de placas de sinalização e alguns convênios com entidades públicas como exemplo a Emater”, afirmou Marcos. 

    O coordenador local do Circuito Pé Vermelho também revelou que haveria uma nova reunião dos organizadores do Circuito ainda nesta semana. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: