Pesquisar
Close this search box.

ONG Soame busca por voluntários e voluntárias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. ONG Soame busca por...
    A ONG Soame (Sociedade Ambiental Cultural e Educacional) está em busca de voluntários e voluntárias para seus diversos projetos. Nesses 20 anos de existência da SOAME, muitas foram as voluntárias e voluntários, ajudando com recursos financeiros, horas de trabalho, seu conhecimento, dedicação, engajamento e participação nos projetos. 

    Hoje, a Soame vem sensibilizar e mobilizar mais pessoas a participarem ativamente da sua comunidade, fornecendo capital intelectual e suporte de atuação na construção de uma sociedade sustentável e justa.  Não importa onde e por qual causa a pessoa se propõe a colaborar: se há o interesse em ser um voluntário e ajudar os outros, basta entrar em contato pelo Facebook da SOAME (/soamecantando). Os contatos podem ser, ainda, pelos telefones (43) 9.9968-2451 (Maria Luiza) e (43) 9.9912-9980 (Silvia Unbehaun). 

    Trabalho voluntário?
    O trabalho voluntário é aquele em que toda a atividade desempenhada reverte a favor da comunidade ou público atendido. É uma atividade que não visa lucro financeiro, mas ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e solidário. O voluntário possui um sentimento de solidariedade e amor ao próximo aliado à importância de sentir-se socialmente útil, desta forma o voluntário dedica tempo para exercer uma atividade que beneficie diretamente a vida de outras pessoas sem que se receba alguma compensação monetária. O “pagamento” de uma ação voluntária está ligado, a uma sensação de ter feito alguma diferença no mundo. Para muitas pessoas o trabalho voluntário gera uma realização pessoal, um prazer de servir a quem precisa. 

    Exercer a cidadania
    O voluntariado, é uma grande oportunidade de exercer nosso papel como cidadão, um cidadão ativo motivado a desempenhar um papel na transformação da sociedade, desta forma nada melhor que doar seu tempo para causas sociais relevantes que você acredita e defende. Quando trabalhamos em prol de um sonho, de uma causa sentimos prazer em defendê-la. Com o voluntariado, podemos descobrir uma causa social que mude a nossa forma de encarar muitas coisas trazendo um novo sentido e objetivo para nossa vida.  

    Aprender algo novo
    Quando nos inserimos num programa de voluntariado, adquirimos novas habilidades, muitas vezes vamos experimentar algo totalmente novo e novas experiências vão se somar a nossa vida. Mesmo sendo algo que já dominamos com certeza vamos lidar com novas situações, pessoas e necessidades diferentes das que estamos acostumados. Ao ensinar, sempre aprendemos e é essa troca que é enriquecedora.

    Fazer o bem
    O altruísmo (amor desinteressado ao próximo; filantropia, abnegação) é um valor raro nos dias de hoje. O individualismo e a indiferença muitas vezes imperam definindo o modo de pensar numa sociedade onde cada um tenta se manter por si próprio. Não podemos esquecer daquelas pessoas que se sentem bem ajudando, se tornam voluntárias como forma de agradecimento e retribuição ao que conseguiram e alcançaram na vida. Para essas pessoas “ajudar e ser voluntário” é uma forma de gratidão, pelas bênçãos recebidas.

    Ser um voluntário é uma experiência única e que muda definitivamente a vida de milhares de pessoas todos os dias. É chance de expandir horizontes, tornar-se mais engajado e trazer um impacto positivo para a sociedade. No voluntariado, todos saem ganhando, ou seja, quem ajuda e quem é ajudado.

    Horta  Comunitária – Em 2021, a Sociedade Ambiental Cultural e Educacional (SOAME), a Frente Popular Rolândia e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rolândia (SISROL) firmaram uma parceria no projeto “Horta Comunitária” para a região do Conjunto San Fernando. As entidades também buscam voluntariado para a implantação desse projeto.  

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: