Pesquisar
Close this search box.

Procon orienta e fiscaliza o comércio

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Procon orienta e fiscaliza...
O Procon Rolândia realizou, na quinta-feira (05), uma orientação aos lojistas sobre a adequação das informações nas etiquetas e vitrines, determinadas por lei. Segundo Marluce Viale, coordenadora do Procon municipal, a ação foi feita considerando a proximidade do Dia das Mães, período em que as vendas do comércio aumentam. O objetivo da ação é dar mais segurança ao consumidor, com a realização de compras conscientes e sem abusividades.

No ano passado, a mesma ação foi realizada e foi constatada a ausência de preços em alguns estabelecimentos. Marluce relata que houve um quantitativo considerável de resoluções ajustes. “Acreditamos que ações desse gênero são efetivas e beneficiam o consumidor”.

Os comerciantes devem afixar etiquetas nos produtos contendo informações claras e precisas, com o preço total e o valor parcelado em destaque. Além disso, o valor de juros acrescido, taxas e outros encargos devem aparecer detalhados. As informações devem ser escritas em fonte padrão de tamanho legível. “Muitas vezes observamos que letras pequenas e omissão quanto à divergência em compras a vista ou a prazo induzem o consumidor ao erro”, explica Marluce.

Ao consumidor, cabe a tarefa de pesquisar preços que caibam em seu orçamento antecipadamente. “Observamos sempre uma diferença considerável em alguns itens. Por isso, é evidente a necessidade de procura em mais de uma loja, inclusive utilizando ferramentas que auxiliem o consumidor na análise dos valores, como a internet, por exemplo”, orienta a coordenadora do Procon. A ausência de informações nas vitrines pode prejudicar o consumidor durante a pesquisa de preços.

É responsabilidade do consumidor prestar atenção aos valores cobrados acrescidos de juros em compras parceladas, a fim de que a compra seja transparente e beneficie as partes.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: