Junho Vermelho: Doação de sangue salva vidas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Junho Vermelho: Doação de...
    Criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas. 

    O mês de junho foi escolhido por dois motivos. Um deles é por conta do dia 14 desse mês, em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O outro motivo é porque este período é considerado o de maior escassez nos estoques de sangue e registra uma diminuição no número de doadores no Brasil. Especialmente agora, no período de pandemia, um levantamento feito pelo Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL) revela que os números das doações caíram em 30%.

    A pandemia da COVID-19, que preconiza o isolamento social, dificulta ainda mais a doação de sangue espontânea. A consequência disso são os estoques de sangue em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país e do estado.  “Por mês cerca de três mil pessoas precisam de doação de sangue no município e na região, mas em contrapartida temos uma grande diminuição de doadores”, afirmou Emerson de Souza Carvalho, enfermeiro responsável pelo banco de sangue do IHEL. “Todos que vierem até aqui fazer a doação podem ficar tranquilos quanto a isso, pois tudo está sendo feito com muita segurança”, afirmou.

    Onde doar? – A população de Rolândia pode fazer doação de sangue na cidade de Londrina. Lá é possível ir no IHEL localizado na Rua Sen. Souza Naves, 667, no centro do município, de segunda a sexta das 8h às 17h30. No IHEL não é necessário agendar para fazer a doação. O telefone para mais informações é o (43) 3374-7800. 

    Também é possível fazer doação de sangue no Hemocentro Regional de Londrina que está vinculado ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), localizado na Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, no Jardim Taruma. Porém, o hemocentro funciona apenas com atendimento agendado para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível.

    Para agendar basta acessar o site www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue . É possivel marcar um agendamento de segunda a sexta, das 13h às 18h30, e também aos sábados das 8h às 17h30. Para mais informações: (43) 3371-2218.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: