Pesquisar
Close this search box.

Escritor rolandense em coletânea internacional

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Escritor rolandense em coletânea...
    Sonhador, inteligente e muito dedicado, o escritor Rafael Augusto dos Santos, 20 anos, morador do Distrito de Nossa Senhora Aparecida (Bartira) de Rolândia, participou da coletânea “Relatos e Retalhos”, da Handbook Editora, que traz obras de diversos artistas nacionais e internacionais. O livro foi organizado pelo escritor Thiago Sabino Leite, de São Paulo, e também tem a participação de Cléo Moreira, a entrevistada pelo JR. 

    Essa foi a primeira participação de Rafael em uma obra literária e ele se sentiu muito feliz em poder fazer parte dessa coletânea. No livro, ele narra em forma de conto um pouco da história real dele, porém, com outros personagens. “Sou um pouco tímido para falar sobre mim mesmo, mas eu gosto de escrever, então usei um personagem para contar um pouco de minha história”, afirmou Rafael. Dessa forma uniu o hobby favorito e com muita criatividade para poder trazer um pouquinho de sua vivência nesse conto, que mescla ficção e realidade.

    Além de outros artistas brasileiros, a obra conta também com a participação de escritores angolanos e portugueses. No total, são 20 escritores que tiveram seus textos registrados nesse conjunto de conteúdo, que vai ultrapassar o continente e também será enviado para outros países. “Estou muito feliz com esse começo, é uma honra para mim estar entre escritores consagrados”, comemorou.

    Inspirações 
    Rafael revelou de onde veio a sua inspiração e a sua vontade de escrever. “A vontade de escrever veio logo depois que eu li o livro “O Sussurro dos Anjos”, da Cléo Moreira”, contou. O convite para participar da coletânea veio da própria Cléo, pela qual o jovem carrega grande admiração. “Ela é uma inspiração para mim, adoro ler o que é escrito por Cléo”, confessou o escritor. Rafael ainda contou que gosta de algumas frases do Chico Xavier e já utilizou algumas como inspiração para escrever seus textos. “Gosto também que trazer uma linguagem mais antiga com elementos do arcaísmo”, afirmou. 

    Enfrentando desafios
    O escritor é portador de diplegia espástica, que compromete seus membros inferiores e, por conta disso, por muitos anos utilizou andador. Hoje, ainda usa muletas, possui prótese ortopédica nas pernas e já passou por três cirurgias. Rafael foi aluno da APAE de Rolândia, dos dois aos nove anos de idade. 

    Depois de receber alta, foi encaminhado para a Escola Municipal Vitório Franklin, onde frequentava as aulas regulares da instituição e duas salas especiais. Hoje é aluno do Colégio Estadual Dr. Lauro Portugal Tavares, em São Martinho, e mora no Bartira com os pais Rosinei Avanci dos Santos e Antônio Marcos dos Santos.

    Rafael afirma que sempre gostou de ler bastante, e apesar das suas limitações por conta da deficiência física, nunca enxergou isso como obstáculo para realizar os seus sonhos. Ele deseja um futuro como mais pessoas apreciando a leitura, pois é um caminho que agrega muitos conhecimentos, assim como ocorreu com ele desde a infância até a sua fase adulta, em que sempre foi incentivado. “Sempre tive o incentivo dentro de casa em fazer tudo o que tivesse vontade. Já ouvi de algumas pessoas que eu deveria parar de estudar, pois não iria conseguir continuar, mas em contrapartida minha família e meus professores nunca me falaram para parar de estudar, e sempre me motivaram muito”, afirmou. 

    O jovem escritor tem grandes sonhos pela frente e pretende continuar escrevendo, estudando e não pensa em desistir do que almeja. “Apesar das dificuldades, quero continuar sim escrevendo e estudando e pretendo fazer uma biografia”, concluiu.

    Onde comprar?
    “Relatos e Retalhos” pode ser adquirida pela internet por meio do site www.handbookeditora.com  ou em outros sites de venda de livros disponíveis na web como Amazon, Submarino, Americanas. Nessa venda inicial, as obras estão disponíveis em formato de e-book, mas os livros físicos estarão disponíveis em breve. Também pode ser adquirido com a escritora rolandense Cléo Moreira, por meio do (43) 9. 9687-8247. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: