Pesquisar
Close this search box.

Pro PSF: Saúde de Rolândia ganha 5 veículos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Pro PSF: Saúde de...
    No dia 30/06, o Governo do Estado do Paraná entregou 1.211 automóveis para as secretarias municipais de saúde usarem no PSF (Programa Saúde da Família). Na região norte, a cidade de Rolândia também foi contemplada com essa entrega e receberá cinco veículos. Além do município, cidades próximas também receberão esses automóveis, como Prado Ferreira, onde um veículo será entregue e Jaguapitã que receberá dois.  

    O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) esteve na solenidade realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e afirmou que os carros vão reforçar a estratégia da Saúde da Família, que presta atenção primária e leva o atendimento médico para dentro da casa dos paranaenses. Ainda conforme o deputado, além dos cinco veículos, Rolândia poderá receber mais dois automóveis.

    “No Ministério da Saúde, o município está cadastrado como se tivesse somente 10 equipes de atuação no Programa Saúde da Família, e nessa entrega será enviado um carro para cada duas equipes. Porém, em conversa com a secretária de Saúde, Paloma Pissinati, ela me explicou que Rolândia tem 15 equipes da saúde da família na cidade, n/o entanto, o cadastro lá em Brasília não está atualizado. Por conta dessa desatualização, estamos tentando resolver isso e trazer mais dois veículos para o município”, explicou o deputado.

    No total, 399 municípios do Paraná vão receber os veículos do governo. Esta é a maior renovação da frota da Saúde no Paraná, com investimento total de R$ 41,7 milhões do Estado. O programa dá sustentação à política de cuidado aos idosos. Com a pandemia, a estratégia será ampliada para o acompanhamento de pacientes que já tiveram Covid-19. Assim, os automóveis dão mais autonomia a agentes e equipes de saúde em cada município para o deslocamento até os pacientes, monitorando a evolução de possíveis sequelas causadas pelo coronavírus.

    A expectativa é que os veículos possibilitem a realização de 100 mil consultas por mês em todo o Paraná. “É um dia muito importante para a Saúde do Paraná porque reforça a parceria com os municípios. Esses veículos vão ajudar no atendimento da família, focado nos idosos e também nas pessoas que tiveram alguma sequela da Covid-19. São equipamentos doados aos municípios, vamos estar mais próximos das pessoas”, afirmou o governador Ratinho Junior.

    Saúde da Família 
    O Programa Saúde da Família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia para o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. A metodologia envolve equipes multiprofissionais e integração com demais áreas do atendimento social.

    “Eles trabalham centrados no cuidado da pessoa, não só da doença. São responsáveis por visitar regularmente a casa do paciente. Ganham sua confiança para serem recebidos! O Programa Saúde da Família é um serviço brilhante. O trabalho deles salva vidas e melhora a qualidade de vida das pessoas”, disse o deputado estadual Cobra Repórter.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: