Pesquisar
Close this search box.

Turismo: encontro da Adetunorp reuniu 35 prefeitos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Turismo: encontro da Adetunorp...
    A Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp) reuniu 35 prefeitos e gestores no Espaço Villa Rica, em Londrina, no dia 30 de julho. A reunião teve como foco discutir o projeto de retomada do turismo na região através de três principais ações que foram apresentadas pelos novos diretores da entidade.

    Além dos prefeitos, participaram do encontro a presidente da Adetunorp, Adriana Pontin, e vice-presidente, Ana Paula Jorge Tini Sabóia. Além disso, também estavam presentes o tesoureiro David Allan Silva Novack, 1º tesoureiro Noeli Angelita Araujo Borges Fernandes, a secretaria Samara Da Silva Headley, a 1º secretaria Rosangela Aparecida Ribeiro Gondo, o suplente Aurélio Müller Da Rocha, Empresário. Também compareceu o Conselho Fiscal composto pelos membros: Alexandre Yamaue, Joao Dejanir Araujo Borges e Newton Eskelsen Felicio.

    “Os benefícios e impactos efetivos que o turismo proporciona para a sociedade é tão relevante quanto as perspectivas e ações de alavancar a economia com geração de empregos e melhoria da qualidade de vida”, afirmou Adriana Pontin.

    Propostas e ações
    A primeira proposta apresentada na reunião foi o lançamento da Campanha “Prefeito Amigo do Turismo”. A campanha idealizada pelo “Movimento Supera Turismo Brasil” busca sensibilizar gestores municipais para o grande potencial que o turismo oferece. Entre os benefícios encontrados, os diretores falaram da ampliação de receitas diretas e indiretas, desenvolvimento local e mais autonomia e liberdade de escolhas para o seu município. No Paraná, a Campanha tem apoio da Sedest (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo); já na região Norte, é realizada pela Adetunorp em parceria com a Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) e Abav (Associação Brasileira de Agentes de Viagem).

    A segunda ação é a inclusão dos municípios da região Norte do Estado no Mapa do Turismo Brasileiro. Com esse cadastro que ocorre de dois em dois anos, os municípios passam a integrar a Adetunorp, que é reconhecida como a Instância de Governança que gere a região através da resolução conjunta Sedest e Paraná Turismo. 
O terceiro item foi a apresentação do Portal Turístico on-line, uma ferramenta de incentivo ao turismo regional que está sendo desenvolvida com patrocínio da VCI S.A., incorporadora de empreendimentos hoteleiros premium que é associada a Adetunorp e que representa a Rede Hard Rock Hotéis no Brasil. 

    O objetivo do portal é oferecer informações importantes para a população para que possam desfrutar das experiências existentes na região norte do Paraná. Informações como onde comprar, comer ou ficar, o que ver ou fazer, calendário de eventos, entre outras informações sobre a história do município e seus principais pontos turísticos poderão ser vistos no portal, que será lançado ainda esse ano.

    “Há muito potencial a ser explorado na região. A ideia é fomentar o turismo regional conscientizando os empresários, municípios e a sociedade como um todo das ofertas de serviços, produtos e atrativos turísticos que o Norte do Paraná possuí. E com isso, iniciar um processo em cadeia que irá beneficiar os negócios, o pequeno empreendedor, a cultura local e qualquer outra área que seja impactada, direta ou indiretamente, por nossas ações estratégicas”, reforçou a presidente da Adetunorp.

    A atual gestão da Adetunorp entende que o setor turístico é o mais afetado com a pandemia da Covid-19 e por isso pretende trabalhar para que o retorno das atividades aconteça o quanto antes. Pontin ressalta que “o momento é crítico para todas as categorias do setor turístico. Precisamos que as autoridades comecem a ver individualmente cada setor da economia e tomem medidas para que os impactos sejam menos agressivos”.

    Adetunorp
    Registrada nos termos da lei, com sede na Amepar na cidade de Londrina, a Adetunorp foi fundada em 30 de maio de 2006. A Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná é uma entidade de utilidade pública que atua em caráter não governamental – sem fins lucrativos – e presta serviços à sociedade. O trabalho realizado pela diretoria composta por 10 empresários é totalmente voluntário.

    No Paraná, existem 15 regiões turísticas e todas elas possuem uma Instância de Governança reconhecida e institucionalizada pela Resolução Conjunta SEDEST/PARANÁ TURISMO nº001/2020. Este reconhecimento se apoia no Decreto Estadual nº 5925/2012 que estabelece critérios necessários para emissão do Certificado de Reconhecimento das Instâncias de Governança Regional de Turismo do Paraná; na Resolução 003/2018 do CEPATUR – Conselho Paranaense de Turismo; e, no Acordão nº 1102/2019 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. 

    A ADETUNORP é a Instância de Governança que gere a região Norte do Paraná e que tem como missão promover a cooperação entre setor público, privado, terceiro setor e paraestatais com o objetivo de ampliar a participação da sociedade civil nos diversos desafios do setor e na gestão da atividade turística dos destinos. 

    Os 35 municípios convidados são:  Alvorada Do Sul, Arapongas, Assaí, Bela Vista Do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário Do Sul, Figueira, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jataizinho, Leopolis, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Nova América Da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Barbara, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Rolândia, Sabaúdia, Santa Cecília Do Pavão, Santo Antônio Do Paraíso, São Jeronimo Da Serra, São Sebastião Da Amoreira, Sapopema, Sertaneja, Sertanópolis, Tamarana e Uraí.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: