Pesquisar
Close this search box.

Um verdadeiro raio-x do Montanhismo Paranaense

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Um verdadeiro raio-x do...
    Os amantes da vida natural e de aventuras ganharam uma obra que aborda a prática de Montanhismo no Estado do Paraná. Recentemente lançado, o livro Puro Montanhismo foi escrito por Júlio César Fiori que recebeu a orientação do lendário montanhista Henrique Paulo Schmidlin (90), mais conhecido como Vitamina. Rolândia também está nessa obra que traz um capítulo especial sobre os Agudos do Tibagi, escrito pelo advogado Paulo Augusto Farina.

    O livro de 365 páginas é uma autêntica enciclopédia sobre todas as fases do Montanhismo Paranaense e leva o leitor para uma viagem no tempo que começa com a conquista do Marumbi, em 1879, até os dias atuais. As empreitadas pioneiras nas principais montanhas da Serra do Mar estão perfeitamente ambientadas nos respectivos contextos históricos tornando a narrativa ainda mais interessante e envolvente. Os detalhes das incursões, mapas, planejamento, relatos e fotografias de época constituem um valioso trabalho de pesquisa. A obstinação dos principais personagens do nosso Montanhismo é retratada em uma prosa da mais alta qualidade literária. Outro inegável mérito da Obra é manter viva a tradição, o pioneirismo e o espírito de conquista do Montanhismo Paranaense ao longo destes 141 anos de história. 

    Capítulo ‘rolandense”
    Além das Montanhas da Serra do Mar, o Livro traz um capítulo especial sobre os Agudos do Tibagi, escrito pelo advogado rolandense Paulo Augusto Farina. Ao longo dos últimos 15 anos, Farina foi o primeiro montanhista a percorrer todos os cumes da Serra dos Agudos nos municípios de Sapopema, São Jerônimo da Serra e Ortigueira abrindo diversas trilhas e uma Travessia. Por essa razão, foi convidado pelos autores para escrever sobre o Ybiangi – o nome indígena do Pico Agudo de Sapopema. 

    Autores
    O arquiteto curitibano Júlio César Fiori é um grande conhecedor das montanhas e histórias do Paraná e também é autor das obras ‘Caminhos Coloniais da Serra do Mar’ e ‘Montanhismo de Final de Semana”. Henrique Paulo Schmidlin, o Vitamina, é advogado, pratica montanhismo desde 1940 e, por mais de uma década, foi curador do Patrimônio Natural do Paraná.

    Como comprar
    Em virtude das restrições impostas pela Covid-19 não houve lançamento oficial e a venda dos exemplares se dará através dos sites e grupos de montanhismo na internet, em especial, pelo grupo Trilhas do Paraná, no Facebook. Em Rolândia, os interessados em adquirir o Livro podem entrar em contato com o Paulo Farina pelo Facebook (/paulo.farina.9) ou Instagram (@paulo.farina.9).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: