Pesquisar
Close this search box.

Emater comemora seus 60 anos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Emater comemora seus 60...

  O Instituto Emater, criado em 1956 como Projeto ETA (Escritório Técnico de Agricultura), completa 60 anos nesta sexta-feira (20) e tem, em sua trajetória, prestado assistência técnica e realizado extensão rural a produtores. Em Rolândia, a unidade municipal promoveu um café para comemorar a data no centro comunitário João de Deus, ao lado da Igreja Matriz São José, e contou com a presença autoridades locais.

   Na segunda-feira (16), Gaysa Maria de Paula Iácono, responsável pelo Escritório de Rolândia, e Maria Isabel Henrique, assistente social, foram até a Câmara falar da data, mostrar um pouco do trabalho da Emater e convidaram os vereadores para o evento de comemoração.

  O instituto Emater promove o desenvolvimento rural sustentável, coordenando, articulando e executando assistência técnica e extensão rural em benefício da sociedade paranaense. São mais de 1.200 colaboradores, de mais de 40 categorias profissionais, lotados nas Unidades Municipais que atendem a todos os municípios paranaenses, nas 22 Unidades Regionais e na Unidade Estadual. O Instituto articula e executa as políticas e programas de governo, bem como orienta tecnicamente os processos de produção, organização e acesso aos mercados. Contribui assim, de forma educativa e participativa, para o incremento da agricultura e a promoção da cidadania e da qualidade de vida da população rural.

   A história da Extensão Rural no Paraná começou no dia 20 de maio de 1956, quando foi instalado o Escritório Técnico de Agricultura (ETA) – Projeto 15, por meio de um convênio firmado entre os governos paranaense e norte-americano. Na época o objetivo era melhorar a produtividade da agricultura brasileira e paranaense. A iniciativa deu tão certo que ao terminar o prazo do projeto, uma ONG assumiu a continuidade do trabalho, a ACARPA (Associação de Crédito e Assistência Rural). Quando o governo do estado assumiu a assistência aos produtores, a ONG deu lugar à Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná) que, em 2005 foi transformada em autarquia, o Instituto Emater.

Extensão

   A Extensão Rural oficial, desenvolvida pela Emater, influencia anualmente em mais de 3 bilhões de reais em programas econômicos (crédito rural), sociais e ambientais, os quais são canalizados aos Municípios de forma correta, o que dinamiza as economias locais, gerando riqueza no campo e nas cidades.

  Embora realizado no meio rural, é na cidade que o trabalho da Extensão Rural mostra boa parte da sua importância. Afinal, as frutas, as hortaliças, o leite ou o pão consumido no meio urbano têm sua origem nas propriedades assistidas pelos extensionistas. Até mesmo a qualidade da água e do ar das cidades sofre a influência do que acontece no campo.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: