Pesquisar
Close this search box.

Outros imigrantes pioneiros

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Outros imigrantes pioneiros
Resgatar uma parte da história dos imigrantes que chegaram por aqui no início da década de 1940 e que se estabeleceram na região do Ceboleiro, na saída para Arapongas. Essa é a intenção de Homero José Dias Filho, professor formado em Letras (UEL) e cursando o 3º ano de História pela UEPG, Universidade Est. de Ponta Grossa.

O futuro professor de História vem colhendo algumas informações sobre a antiga Colônia Betlhen, atual bairro do Ceboleiro, através de entrevista com famílias do bairro e das adjacências, pois há muito pouco escrito sobre esses imigrantes. “O intuito é “resgatar” um pouco da história desses pioneiros num artigo de trabalho de conclusão de curso – TCC, que será apresentado no primeiro semestre de 2017”, explica o licenciando.

Homero relata que o único livro encontrado que fala da imigração de alguns desses estrangeiros na cidade é o da professora Claudia Portelinha Schwengber, “Aspectos Históricos de Rolândia” que dedica seis páginas ao assunto, fixando-se mais na imigração húngara. Ele conta que conseguiu alguns documentos como passaporte, declarações, cartas e fotos trazidas da Europa e que foram guardadas pelos descendentes que ainda vivem no mesmo local onde seus pais e avós moraram. Esses registros datam de 1915 a 1924, ano que vieram para o Brasil.

As pessoas que puderem colaborar com relatos ou documentos do período devem entrar em contato com o professor Homero pelo e-mail: [email protected].
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: