Pesquisar
Close this search box.

Quais são as finalidades dos Postos de Saúde

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Quais são as finalidades...
Rosana Alves, secretária de Saúde de Rolândia, falou com a reportagem do JR sobre as funções das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O assunto veio à tona depois do fechamento dos postos de saúde do município na sexta-feira (27), chamado de feriado facultativo, o que é criticado por muitas pessoas.

A secretária explicou que os postos só fecham no feriado facultativo e que nesses dias não há agendamento de consultas. “Os postos fazem atendimento básico e, nos casos mais urgentes, as pessoas vão ao Pronto Atendimento (PA), que as atende ou as encaminha para o São Rafael. Aliás, como deve ser todos os dias, mesmo com as UBSs abertas”, ressaltou Rosana Alves. O Pronto Atendimento funciona das 07 às 19 horas nos feriados (inclusive facultativos) e finais de semana.

O atendimento básico a que a secretária se refere são curativos, retirada de pontos, vacinas, coletas preventivas, testes rápidos de HIV e Hepatite, acompanhamento de hipertensos, acompanhamento pré-natais, puericultura (acompanhamento de crianças de 0 a 1 ano. “Além das consultas agendadas com clínico-geral, pediatra e ginecologista”, reforça Rosana.

Os serviços que precisam ser feitos e caem em feriados ou finais de semana, como curativos e retirada de pontos, são feitos no PA, normalmente. “Se uma pessoa vai ao São Rafael, por exemplo, e o médico receita o Tamiflu (usado tratamento da H1N1), ela vai até a farmácia do PA para pegar o medicamento”, esclareceu a secretária à reportagem do JR.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: