Albergue está sem verbas para funcionamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Albergue está sem verbas...
O Albergue Noturno Amigo Jesus, em Rolândia, está sem verbas para funcionamento. O presidente Joel Esteves relata que a entidade está sem convênio com a Prefeitura Municipal há um ano e meio. Esteves explica que, com as chuvas e o frio das últimas semanas, a procura pelo albergue aumentou. “O custo operacional ficou muito alto. O Conselho Municipal de Assistência Social e a Vigilância Sanitária estão exigindo várias coisas e a gente está sem recurso”.

Segundo ele, na gestão interina, no ano passado, o convênio seria assinado, mas foi impedido durante o processo eleitoral no município. Esteves ressalta que, sem o convênio com o poder público, a instituição não tem condições de manter o atendimento. “Nós queremos que volte a parceria do Poder Público, eles dizem que não temos plano de ação. Temos plano de ação sim, para o noturno. Eles querem que abra durante o dia”.

Esteves afirma que fez um planejamento para abrir durante o dia, com todos os custos levantados, que foi apresentado à Secretaria Municipal de Assistência Social, na gestão passada. “Viraram as costas. Essa nova administração, eles deveriam vir falar conosco para que pudéssemos fazer esse plano de ação, conjuntamente, ou eles deveriam fazer esse trabalho”.

De acordo com o presidente, as adequações solicitadas pela Vigilância Sanitária estão sendo feitas, mas a Prefeitura tem pedido adequação no número de funcionários. O Albergue não participou do edital de chamamento público no mês de março. “Porque não temos condições de abrir durante o dia, passando dificuldades. A Assistência Social sabia disso”, relata Esteves.
A justificativa do presidente é que o plano de ação apenas para atendimento noturno não é aceito pela administração municipal. “O Poder Público tem que assumir a sua parte”. Esteves espera que o plano de ação seja elaborado em conjunto, ou que a Prefeitura assuma o trabalho hoje realizado pelo albergue.

No final da semana passada, Esteves acolheu um casal, que há quatro dias estava na rua. A mulher havia saído do hospital, com início de trombose, e não podia andar. “Estou mantendo esse casal aqui durante o dia. O Conselho de Assistência Social não veio aqui para encaminhá-los para outro lugar”, reivindica o presidente.

O Albergue Noturno Amigo Jesus foi fundado em 2002 e nesse mês completa 14 anos de atendimento ininterrupto. A entidade acolhe andarilhos do município, que recebem banho, alimentação e dormem no local.  “Três vezes na semana recebem alimento espiritual”, conta Esteves. São 360 atendimentos por mês, em 400m² de área construída. 



idagencia

idagencia

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: