Pesquisar
Close this search box.

A gestão de Jaguapitã em 2022 e os planos para 2023

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Política
  6. /
  7. A gestão de Jaguapitã...

Gerson Luiz Marcato, prefeito de Jaguapitã, falou com o JR sobre os principais fatos de 2022 que marcaram o segundo ano de sua gestão à frente do Executivo e também sobre suas expectativas para 2023

O prefeito Gerson Marcato recebeu a reportagem do JR em seu gabinete

O JR – Um Jornal Regional inicia 2023 com uma série de entrevistas com os prefeitos das cidades em que a edição impressa do jornal circula, às sextas-feiras, e o município de Jaguapitã é um deles. Na segunda-feira (02), a reportagem do JR foi até a prefeitura do município e falou com o prefeito Gerson Luiz Marcato em seu gabinete.


A cidade de Jaguapitã possui uma população aproximada de 15.115 pessoas (prévia do Censo de 2022) e viveu no ano passado o segundo ano de gestão do prefeito Gerson Marcato (PL), e do vice Jean Carlos (PL), que nas eleições municipais de 2020 foram eleitos com 58,26% dos votos, o que representa 4.236 votos no total.


De acordo com Gerson, o ano de 2022 foi bem positivo para o município em diversos setores, se comparado ao ano de 2021. “O ano de 2021 foi bem difícil, pois a pandemia da Covid-19 travou muita coisa. Mas em 2022 nós chegamos com a nossa equipe e aceleramos o que era possível, corremos atrás de projetos, e de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal para que pudéssemos trabalhar o mais rápido possível”, afirmou Gerson.

Alta demanda
O prefeito explica que muitas pessoas de fora, que vêm trabalhar na cidade, estão buscando o município para receber atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social, e que isso vem causando uma sobrecarga de demanda.


“Essa demanda vem das pessoas que são de fora e que buscam serviços nos frigoríficos e durante esse período que estão trabalhando usam o nosso sistema de saúde, bem como os demais, e acaba lotando um pouco os serviços, e a nossa estrutura acaba se tornando pequena, mas aqui a gente recebe todo mundo de braços abertos e não vamos nunca negar atendimento para ninguém”, pontua o prefeito.

Educação e saúde
Gerson afirma que em sua gestão os setores de Saúde e de Educação foram colocados como prioritários, e que muitas melhorias ocorreram nas duas áreas. “Em 2021, por exemplo, no setor de Educação havia mais de 300 vagas faltando na creche municipal. Nós fechamos o ano de 2022 com mais da metade dessa lista resolvida, e entregamos no ano passado quatro salas de aula e aceleramos o processo para entregar uma nova creche (…) a creche será feita com recursos próprios e terá um investimento de 1 milhão e 200 mil reais ”, revela o gestor.


Na Saúde, o governo municipal de Jaguapitã fez um projeto de um novo Posto Central, para que seja maior, mais confortável, tenha mais equipamentos, e conte com mais especialidades para atender a demanda da cidade, pois hoje o município conta com quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS).


“O novo posto deverá sair do papel em 2023 e n calculamos o valor de um R$ 1,5 milhão nesta obra (…) já conseguimos o apoio do deputado estadual Tercilio Turini, do governador Ratinho Júnior, e do secretário de saúde Beto Preto de 700 mil reais e o que faltar usaremos recursos do município”, afirma Gerson.

Assistência Social
Segundo o prefeito, a Assistência Social é um setor de muita importância para ele. “Eu realmente quero fazer algo que faça diferença na vida daquelas pessoas mais necessitadas e eu tenho um carinho muito especial pelas crianças (…) hoje a Assistência Social atende 280 famílias de Jaguapitã, além de 180 idosos, que são atendidas todas as quintas-feiras no centro de referência que nós temos aqui. Lá é oferecido para eles diversas atividades como bingo, educação física, e também são feitas algumas viagens”, compartilhou Gerson.


Além disso, atualmente 58 crianças da cidade são atendidas pelo projeto da Assistência Social chamado ‘O caminho do bem’. “As crianças que são atendidas por esse projeto ficam meio período neste trabalho de convivência, e lá recebem alimentação e participam de brincadeiras. Hoje há crianças na faixa de seis até quinze anos de idade”, informa Gerson.

Um dos grandes desafios
Para o prefeito, um grande desafio foi vencer o déficit nas contas, uma vez que em 2020 o Tribunal de Contas do Estado do Paraná chegou a emitir um parecer prévio pela irregularidade das contas que foram feitas na gestão anterior. Entre os motivos para a desaprovação na época estava o déficit de R$2.518.046,87 de fontes não vinculadas a programas, convênios, operações de crédito e regime próprio de Previdência Social (RPPS). O valor correspondia a 8,05% do orçamento do município naquele ano.
“Hoje nós regularizamos muito essa situação e até mesmo nossa arrecadação melhorou. Nós conseguimos enxugar a máquina e arrecadamos em torno de 10 milhões em 2022 (…) e para receita nós temos 70 milhões aprovados para este ano de 2023, com isso, e com recursos do governo do estado, e federal, dá para fazermos muitas coisas na cidade”, afirmou.


Outra vitória da atual administração foi baixar o índice da folha de pagamento dos servidores no orçamento do município. Jaguapitã chegou a ter um índice de mais de 60% de sua receita só com a folha de pagamento, o que inviabilizava obter qualquer certidão negativa. “E sem as certidões, deixamos de conseguir milhões de reais dos governos estadual e federal”, relembra Gerson. O prefeito ressalta que, desde o início de sua administração, o indice está bem abaixo do limite prudencial preconizado pelo Tribunal de Contas, que é de 51,30%. “Estamos hoje com cercade 43% de índice”, pontuou Gerson Marcato.

Planos para 2023
Para 2023, o prefeito pretende colocar em prática muitos projetos e, segundo ele, esse será ‘o ano’ da administração pública fazer muito mais. “Vamos fazer a pavimentação de um parque industrial que há anos possui muitos terrenos vazios (…) e nós, através do apoio com o Governo do Estado, vamos iniciar agora em janeiro essa pavimentação com o orçamento de praticamente dois milhões de reais (…) e também vamos pavimentar outro parque com orçamento de 800 mil reais”, afirmou o gestor.


Gerson também comenta que em 2023 ele fará um parque urbano, com o apoio do Governo do Estado, com orçamento de um milhão e duzentos reais. No setor de Educação, o município vai entregar cinco novas salas de aula para o Ensino Fundamental que vai atender aproximadamente 150 alunos.


“Também estamos trabalhando para trazer 120 casas para Jaguapitã da Cohapar e, entre essas, 20 serão a custo zero para população, talvez não saia ainda esse ano, mas estamos lutando para isso”, ressaltou o prefeito.


A cidade de Jaguapitã também receberá vários pontos de monitoramento por câmeras que serão espalhadas em vários locais da cidade. “Pretendemos colocar uma faixa inicial de 100 câmeras de monitoramento e até o mês de fevereiro já vai estar tudo encaminhado”, afirmou.


Na Saúde, além do novo Posto de Saúde, a prefeitura também vai reformar e colocar piso na parte da frente da entrada do hospital municipal. “O planejamento para esse ano é grande (…) e sempre quando eu converso com algum morador de Jaguapitã, tento passar para ele todas essas boas notícias,para todos perceberem que o município está caminhando a passos largos e está pronto para um futuro melhor”, finalizou o prefeito Gerson Marcato.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: